sábado, 4 de setembro de 2010

                             Filme O Quarto Poder


Ao assistir o filme o quarto poder do diretor Costa Gravas, compreendi que o tema central era a falta de ética e da legalidade do jornalismo, mostrando que para conseguir algo são capazes de tudo para obter a qualquer custo o que pretendem alcançar, e nos permite refletir ate que ponto o poder influencia na opinião e nas atitudes que podem ser tomada em relação a qualquer assunto de interesse de uma classe dominadora, em que não estão preocupados com os danos que podem ser causados a população, ou seja, muitas vezes para cobrir uma matéria varias vidas são exportas a perigos e nem assim os jornalistas muitas vezes não estão nem aí com a situação, o que importa e divulgar a matéria.

Percebi também que a mentira e o desengano podem mudar totalmente a vida de uma pessoa. Tudo isso é um jogo e quem ganha é o mais forte, o que tem o poder na mão, toda a trama revela um conflito, em que são capazes de tudo em busca de um furo de pontos de audiência. O filme mostra a conduta cruel da personagem de um jornalista que manipulava a mente de outra pessoa, tentado mudar a integridade de uma pessoa de boa conduta, tirando proveito da situação que era vivida pelo personagem Sam Baily. Um interesse de cada personagem do filme era conseguir chegar onde pretendiam cada um tinham interesses em comum, e que faziam de tudo para serem enxergados, sendo que tudo isso acontecia a maneira de cada um.

Os principais personagens dessa história são: Sam Baily que é interpretado por Jonh Travolta, o jornalista Max Brackett interpretado por Dustin Hoffman, que estão envolvidos em uma grande trama. A historia do filme estar retratando de forma bem clara o poder da mídia na sociedade e ate que ponto uma equipe de uma emissora faz para distorcer a realidade dos fatos para obter audiência e como manipular algo a todo momento. Trazendo toda a historia do filme para a nossa realidade, vimos que esse exemplo não acontece somente em uma emissora de TV, mas em diversos setores, e principalmente na política, deve funcionar igual ou pior que a historia do filme. Enfim o que podemos concluir de tudo isso é um fato que mostra a nossa realidade e de que forma a mídia manipula a sociedade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário