terça-feira, 7 de setembro de 2010

Atividade 5: ANALISANDO A TV


A novela sinhá moça é transmitida pela a rede globo de televisão, que passou pela primeira vez no horário nobre, e agora esta sendo reprisada no horário de meio dia. Novela, que narra a historia da época da escravidão antes da Lei Áurea se promulgada, e também  uma época em que quem mandavam eram os coronéis, os grandes senhores do café. Essa novela foi escrita por Benedito Rui Barbosa, que surgiu baseada no livro homônimo de Maria Dezone Pacheco Fernandes com duas versões na TV.

O fato de escolher esta novela e por ser uma novela de época, onde podemos ver e sentir através desse trabalho a realidade de um povo tão sofrido que era a classe negra. Levando tudo isso para nossa realidade podemos concluir que a escravidão ainda é muito freqüente nos dias de hoje só que de outra maneira com, por exemplo. Os escravos da droga, da bebida, da prostituição, etc. sendo que esta novela e destinada a publico de maiores de 14 anos. Os valores sociais que são aceitos na novela são os das famílias mais sucedidas, como exemplo as dos fazendeiros, e todos os direitos das classes menos favorecidas eram totalmente negados. Em toda essa trama a justiça era determina pelo Barão de Araruna, o barão mais temido na região e todos tinha que ser curvar diante dele.

O Barão levava seus escravos ao tronco para serem castigados levando chibatadas, e durante estas duas semanas que assistia à novela para fazer esse trabalho, revelou - se ainda mais a crueldade do barão, onde ele descobriu que Rafael era seu filho e mesmo assim colocou-o no tronco como se fosse um escravo para levar chibatadas, tudo isso por não aceitar Rafael como filho e por ser filho bastado de uma negra, e é aí que entra a parte em que podemos ver até que ponto o preconceito esta presente em uma situação que envolve uma relação gerar filhos fora do casamento, e com isso acontece sempre acontece rejeição por parte do pai. Já com relação ao homossexualismo a novela não retrata essa realidade. O papel que o homem e a mulher cumprem em toda a historia da novela e que o homem tem tomar todas as decisões e as mulheres têm que acatar a tudo e serem totalmente submissas.

Todo o cenário e personagens da novela valorizavam os valores e costumes da época, ou seja, uma época em que todos tinham que andar bem vestidos, e principalmente as mulheres com vertidos longos e bem trabalhados. Essa novela mostra a realidade nua e crua da época em que a escravidão estava no auge, onde milhares de negros trabalhavam em condições subumanas nas grandes fazendas de café. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário