segunda-feira, 11 de novembro de 2013

TAREFA DE PIEA 2
  1. Apresentação:
O presente projeto constitui-se do ensino e aprendizagem em Artes abrangendo a interdisciplinaridade com a disciplina de ciências, visando despertar no aluno uma forma diferente de trabalhar o fazer artístico utilizando a técnica modelagem através da produção do papel machê para as confecções de miniaturas envolvendo a escultura como base para reproduções de matérias esculturais, como também trabalhar a conscientização com relação à preservação do meio ambiente.

E sobre tudo, conhecer o quanto podemos fazer quando tomamos a iniciativa de produzir materiais a partir do processo de reciclagem, como por exemplo, a reciclagem do papel. Segundo Thérèse Hofmann “o papel é um dos suportes mais flexíveis adaptáveis ao uso, pois pode ser manufaturado especialmente para atender às necessidades criativas do artista. Ele também pode ser usado como material expressivo e não suporte. Alguns artistas utilizam polpas de papel coloridas como paleta de pintura, e criam obras em papel e de papel e não sobre papel”.  (Hofmann 2007, p. 26).
  
  1. Motivação:
A causa pelo qual mim motivou a realizar esse projeto foi à escolha que fiz de relacionar Arte e Ciências no contexto educacional. Visando propor através desse projeto uma forma de levar para a sala aula algo que desperte a curiosidade dos alunos para diversificar a prática de arte na escola.
O que me levou a trabalhar com a massa do papel machê na sala de aula foi por se tratar de uma técnica simples e barata e que pode está acessíveis a todos. Assim, pretendo levar para o ambiente escolar o uso da técnica modelagem para a produção prática desse material com o objetivo de moldar diversos objetos. Lembrando que esse trabalho será utilizado objetos simples por conta de que nesse momento será trabalhado com crianças entre 11 e 13 anos.
Para melhor entender a escolha de trabalhar com a reciclagem do papel será apresentado em anexo uma entrevista com a professora Thérèse Hofmann em entrevista ao Jornal do Professor, onde ela explica que é importante que as escolas participem de ações de reciclagem do papel. ”Segundo Thérèse, quanto mais cedo as crianças aprendem bons hábitos, “mais naturais e introjetados tais hábitos se tornam”. Ela enfatiza, no entanto, a necessidade de a reciclagem ser uma ação assumida pela direção da escola, acompanhada por todos os professores. A escola deve ter um projeto que integre a reciclagem nas questões de conscientização sobre a racionalização do consumo de água, energia e insumos em geral e que aborde a reutilização dos produtos”.

  1. Objetivos
Objetivo Geral:

  Analisar a criação e percepção estética dos alunos através de suas produções. 
Objetivos Específicos:
  Realizar atividade prática com os alunos de 6º ano do Ensino Fundamental II;
  Chamar a atenção dos alunos para o reaproveitamento de matérias recicláveis; 
Valorizar trabalhos artísticos produzidos a partir de materiais alternativos

  1. Público alvo:
O projeto terá como público alvo os alunos do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental Plácido de Castro, com faixa etária de 11 a 13 anos, no período vespertino.
  1. Metodologia:
Aulas estimadas para o desenvolvimento desse trabalho será de 4h/ aulas.
Primeira Etapa
A oficina será realizada na modalidade presencial com a apresentação teórica do projeto proposto. A primeira etapa deste projeto terá duração de 1h/aulas. A apresentação será iniciada com uma breve conversa sobre a proposta do trabalho. Então, na sequência será feita uma explanação geral sobre o desenvolvimento do projeto através de um slide explicativo. Seguiremos, então, com apresentação multimídia sobre o tema e suas funcionalidades.
Será discutido também sobre a importância da utilização da técnica modelagem no ensino das Artes Visuais e ainda sobre sua valorização como método a ser utilizado como recurso didático para a realização de atividade prática na sala de aula, já que a técnica modelagem pode permitir o aluno á reproduzir diversas esculturas utilizando vários objetos tridimensionais bidimensionais.    

Segunda Etapa
Essa segunda etapa também terá duração de 1h/aulas. Iniciaremos nosso encontro, fazendo uma recapitulação do assunto. Dando continuidade a aula será apresentado vídeo sobre como fazer a produção do papel machê e também será explicado como é feito  o preparo da tinta para ser utilizada para pintar as produções feitas.

Terceira Etapa
A terceira etapa também terá duração de1h/aulas.  A aula será iniciada relembrado o que teria sido proposto nas etapas anteriores. Esse será o momento de praticar o que foi apresentado anteriormente com a teoria res alizada em qulizada em qutrencia  para realizerem lgado re  mesa. Então será realizada a parte prática, cada aluno irá criar sua escultura.

Quarta Etapa
Essa ultima etapa será exclusivamente para realizar a pinturas das obras.
      6 . Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados:
Na execução do projeto serão utilizados os seguintes materiais: Data show, notebook, vídeo, papel, cola, colher, peneira, água sanitária, trigo, xícaras, álcool, receita impressa. As obras produzidas serão realizadas através de moldagem de objetos com a utilização da massa de papel.  
Para melhor entender a escolha de trabalhar com a reciclagem do papel será apresentado em anexo uma entrevista com a professora profª Thérèse Hofmann
O projeto em pauta teve como referências o livro da profª Thérèse Hofmann, disponibilizado na biblioteca do Cedup de Tarauacá, sobre a manufatura do papel. Livro “Materiais em artes

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

GATTI, T. H; CASTRO, R.; OLIVEIRA D. Materiais em artes – manual para manufatura e prática, Brasília, 2007.

Vídeo da Maria Amora 2001. Como fazer massa de papel machê. Vídeo [on-line], 00:4: 01 min. Disponível em:
 http://www.youtube.com/watch?v=KxuOG5a8S84. Acesso em: 20 de set. 2013.

Sites visitados:





Nenhum comentário:

Postar um comentário