- Apresentação:
O presente projeto
constitui-se do ensino e aprendizagem em Artes abrangendo a interdisciplinaridade
com a disciplina de ciências, visando despertar no aluno uma forma diferente de
trabalhar o fazer artístico utilizando a técnica modelagem através da produção
do papel machê para as confecções de miniaturas envolvendo a escultura como
base para reproduções de matérias esculturais, como também trabalhar a conscientização
com relação à preservação do meio ambiente.
E sobre tudo, conhecer o
quanto podemos fazer quando tomamos a iniciativa de produzir materiais a partir
do processo de reciclagem, como por exemplo, a reciclagem do papel. Segundo
Thérèse Hofmann “o papel é um dos suportes mais flexíveis adaptáveis ao uso,
pois pode ser manufaturado especialmente para atender às necessidades criativas
do artista. Ele também pode ser usado como material expressivo e não suporte.
Alguns artistas utilizam polpas de papel coloridas como paleta de pintura, e
criam obras em papel e de papel e não sobre papel”. (Hofmann 2007, p. 26).
- Motivação:
A causa pelo qual mim motivou a realizar esse
projeto foi à escolha que fiz de relacionar Arte e Ciências no contexto
educacional. Visando propor através desse projeto uma forma de levar para a
sala aula algo que desperte a curiosidade dos alunos para diversificar a
prática de arte na escola.
O que me levou a trabalhar com a massa do papel
machê na sala de aula foi por se tratar de uma técnica simples e barata e que
pode está acessíveis a todos. Assim, pretendo levar para o ambiente escolar o
uso da técnica modelagem para a produção prática desse material com o objetivo
de moldar diversos objetos. Lembrando que esse trabalho será utilizado objetos
simples por conta de que nesse momento será trabalhado com crianças entre 11 e
13 anos.
Para melhor entender a escolha de trabalhar com a reciclagem do
papel será apresentado em anexo uma entrevista com a professora Thérèse Hofmann
em entrevista ao Jornal
do Professor, onde ela explica que é importante que as escolas participem de
ações de reciclagem do papel. ”Segundo Thérèse, quanto mais cedo as crianças
aprendem bons hábitos, “mais naturais e introjetados tais hábitos se tornam”.
Ela enfatiza, no entanto, a necessidade de a reciclagem ser uma ação assumida
pela direção da escola, acompanhada por todos os professores. A escola deve ter
um projeto que integre a reciclagem nas questões de conscientização sobre a
racionalização do consumo de água, energia e insumos em geral e que aborde a
reutilização dos produtos”.
- Objetivos
Objetivo Geral:
Analisar
a criação e percepção
estética dos alunos através de suas produções.
Objetivos Específicos:
Realizar atividade prática com os alunos de 6º
ano do Ensino Fundamental II;
Chamar a atenção dos alunos para o
reaproveitamento de matérias recicláveis;
Valorizar trabalhos artísticos produzidos a partir de
materiais alternativos- Público alvo:
O
projeto terá como público alvo os alunos do 6º ano da Escola de Ensino
Fundamental Plácido de Castro, com faixa etária de 11 a 13 anos, no período
vespertino.
- Metodologia:
Aulas estimadas para o desenvolvimento desse trabalho
será de 4h/ aulas.
Primeira Etapa
A oficina será
realizada na modalidade presencial com a apresentação teórica do projeto
proposto. A primeira etapa deste projeto terá duração de 1h/aulas. A
apresentação será iniciada com uma breve conversa sobre a proposta do trabalho.
Então, na sequência será feita uma explanação geral sobre o desenvolvimento do
projeto através de um slide explicativo. Seguiremos, então, com apresentação
multimídia sobre o tema e suas funcionalidades.
Será discutido
também sobre a importância da utilização da técnica modelagem no ensino das
Artes Visuais e ainda sobre sua valorização como método a ser utilizado como
recurso didático para a realização de atividade prática na sala de aula, já que
a técnica modelagem pode permitir o aluno á reproduzir diversas esculturas
utilizando vários objetos tridimensionais bidimensionais.
Segunda
Etapa
Essa
segunda etapa também terá duração de 1h/aulas. Iniciaremos nosso encontro,
fazendo uma recapitulação do assunto. Dando continuidade a aula será
apresentado vídeo sobre como fazer a produção do papel machê e também será
explicado como é feito o preparo da
tinta para ser utilizada para pintar as produções feitas.
Terceira
Etapa
A
terceira etapa também terá duração de1h/aulas.
A aula será iniciada relembrado o que teria sido proposto nas etapas
anteriores. Esse será o momento de praticar o que foi apresentado anteriormente
com a teoria . Então será realizada a parte prática, cada aluno irá
criar sua escultura.
Quarta
Etapa
Essa ultima etapa será exclusivamente para realizar
a pinturas das obras.
6 . Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados:
Na execução do projeto serão utilizados os
seguintes materiais: Data show, notebook, vídeo, papel, cola, colher,
peneira, água sanitária, trigo, xícaras, álcool, receita impressa. As obras
produzidas serão realizadas através de moldagem de objetos com a utilização da
massa de papel.
Para melhor
entender a escolha de trabalhar com a reciclagem do papel será apresentado em
anexo uma entrevista com a professora profª Thérèse Hofmann
O projeto em
pauta teve como referências o livro da profª Thérèse Hofmann, disponibilizado
na biblioteca do Cedup de Tarauacá, sobre a manufatura do papel. Livro
“Materiais em artes
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
GATTI,
T. H; CASTRO, R.; OLIVEIRA D. Materiais em artes – manual para
manufatura e prática, Brasília, 2007.
Vídeo
da Maria Amora 2001. Como fazer massa de papel machê. Vídeo [on-line],
00:4: 01 min. Disponível em:
Sites
visitados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário