quinta-feira, 21 de novembro de 2013

TAREFA 13
                                        TEMA

Escultura com o uso do papel reciclado através da técnica modelagem: criando a interdisciplinaridade em: Arte/Escultura, ciências, reciclagem/meio ambiente

O trabalho de execução do projeto proposto na disciplina de Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2 foi desenvolvido como proposta didática para alunos de 6ª ano com faixa etária de treze anos de idade, com objetivo de despertar no aluno uma forma diferente de trabalhar o fazer artístico utilizando a técnica modelagem através da produção do papel machê como também trabalhar a conscientização com relação à preservação do meio ambiente. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Plácido de Castro. O processo de desenvolvimento desta proposta deu-se em cinco aulas com duração de 1h/aulas.
 A escola trabalha em torno de despertar o senso critico e analítico do aluno para que ele atue na sociedade com responsabilidade, e também em instrumentalizar o discente para ser capaz de transformar o ambiente em que vive.
A oficina foi realizada na modalidade presencial com a apresentação teórica do projeto proposto.
A primeira etapa deste projeto foi iniciada com uma breve confessa informal sobre minha proposta de trabalho. Então, na sequência fiz uma explanação de como seria o desenvolvimento e conclusão do projeto proposto através de um slide explicativo.
Na segunda etapa foi apresentado a turma mais um slide explicativo sobre escultura e sua importância dentro e fora do contexto educacional. Seguimos, então, com apresentação multimídia sobre o assunto e suas funcionalidades. Dando continuidade a apresentação do trabalho, mostrei para os alunos algumas imagens de escultura das mais antigas até as mais recentes.
Na terceira etapa foi discutido sobre o papel machê e sobre a técnica modelagem e suas funcionalidades. Assistimos a um vídeo de como preparar a massa do papel machê. Foi mostrado também imagens de objetos trabalhados com o uso da massa de papel machê. Na oportunidade também foi explicado o preparo da tinta, lembrando que foi usado também tinta guache pintar pintura as obras. Em seguida distribui para à turma receita impressa sobre o preparo da massa do papel e os panfletos sobre o tema do projeto. Os panfletos foram distribuídos para a direção da escola.
Depois de termos estudado a parte teórica, os alunos, nesta quarta etapa tiveram que realizar a parte prática que seria a moldagem dos abjetos. Lembrando que a massa foi entregue para os alunos já pronta, por conta de que a escola não oferece um lugar adequado (um ateliê) para trabalhar com atividades que demoram um pouco para se concretizar, já que a massa do papel machê tem que ser preparada e depois ficar em repouso para depois se utilizada. Esse procedimento precisa de um espaço e um local que possa ser conservado.
Deixando claro que os alunos tiveram todas as orientações de como proceder com o preparo dessa massa, inclusive foi sugerido que eles realizassem essa experiência em casa já que se trata de um procedimento simples.
Quinta e última aula foi exclusivamente para a pintura das respectivas modelagens. Os trabalhos ficaram expostos na biblioteca para que os alunos visualizassem os mesmo.
No entanto, é importante que antes de saber a história da arte, é necessário que o aluno ao longo de seu processo de escolarização, conheça e aprenda as técnicas, bem como fazer uso das mesmas para facilitar a construção de suas habilidades. O objetivo da oficina pautou-se em estudar a interdisciplinaridade entre arte e ciência buscando mostrar de certa forma parte da realidade que abrange toda sociedade, ou seja, as relações de complexibilidade que existem entre o homem e a natureza.
OBS: o projeto foi elaborado e pensado em ser trabalhado em quatro aulas, porém, não foi possível realizá-lo dentro do planejado e foi preciso mais uma aula para concretizar a realização do trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário