TEMA
Escultura com o uso do papel reciclado
através da técnica modelagem: criando a interdisciplinaridade em:
Arte/Escultura, ciências, reciclagem/meio ambiente
O trabalho de execução do
projeto proposto na disciplina de Projeto Interdisciplinar de Ensino e
Aprendizagem 2 foi desenvolvido como
proposta didática para alunos de 6ª ano com faixa etária de treze anos de idade,
com objetivo de despertar no aluno uma forma diferente de trabalhar
o fazer artístico utilizando a técnica modelagem através da produção do papel
machê como também trabalhar a conscientização com relação à preservação do meio
ambiente. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Plácido de
Castro. O processo de desenvolvimento desta proposta deu-se em cinco aulas com
duração de 1h/aulas.
A escola trabalha em torno de despertar o senso critico e
analítico do aluno para que ele atue na sociedade com responsabilidade, e
também em instrumentalizar o discente para ser capaz de transformar o ambiente
em que vive.
A oficina foi realizada na
modalidade presencial com a apresentação teórica do projeto proposto.
A primeira etapa deste
projeto foi iniciada com uma breve confessa informal sobre minha proposta de
trabalho. Então, na sequência fiz uma explanação de como seria o
desenvolvimento e conclusão do projeto proposto através de um slide
explicativo.
Na segunda etapa foi
apresentado a turma mais um slide explicativo sobre escultura e sua importância
dentro e fora do contexto educacional. Seguimos, então, com apresentação
multimídia sobre o assunto e suas funcionalidades. Dando continuidade a
apresentação do trabalho, mostrei para os alunos algumas imagens de escultura
das mais antigas até as mais recentes.
Na terceira etapa foi
discutido sobre o papel machê e sobre a técnica modelagem e suas
funcionalidades. Assistimos a um vídeo de como preparar a massa do papel machê.
Foi mostrado também imagens de objetos trabalhados com o uso da massa de papel
machê. Na oportunidade também foi explicado o preparo da tinta, lembrando que
foi usado também tinta guache pintar pintura as obras. Em seguida distribui
para à turma receita impressa sobre o preparo da massa do papel e os panfletos
sobre o tema do projeto. Os panfletos foram distribuídos para a direção da
escola.
Depois de termos estudado a
parte teórica, os alunos, nesta quarta etapa tiveram que realizar a parte
prática que seria a moldagem dos abjetos. Lembrando que a massa foi entregue
para os alunos já pronta, por conta de que a escola não oferece um lugar adequado
(um ateliê) para trabalhar com atividades que demoram um pouco para se
concretizar, já que a massa do papel machê tem que ser preparada e depois ficar
em repouso para depois se utilizada. Esse procedimento precisa de um espaço e
um local que possa ser conservado.
Deixando claro que os alunos
tiveram todas as orientações de como proceder com o preparo dessa massa,
inclusive foi sugerido que eles realizassem essa experiência em casa já que se
trata de um procedimento simples.
Quinta e última aula foi
exclusivamente para a pintura das respectivas modelagens. Os trabalhos ficaram
expostos na biblioteca para que os alunos visualizassem os mesmo.
No entanto, é importante que antes de saber a história da arte, é
necessário que o aluno ao longo de seu processo de escolarização, conheça e
aprenda as técnicas, bem como fazer uso das mesmas para facilitar a construção de
suas habilidades. O objetivo da oficina pautou-se em estudar a
interdisciplinaridade entre arte e ciência buscando mostrar de certa forma
parte da realidade que abrange toda sociedade, ou seja, as relações de
complexibilidade que existem entre o homem e a natureza.
OBS: o projeto foi elaborado e pensado em ser trabalhado em quatro
aulas, porém, não foi possível realizá-lo dentro do planejado e foi preciso
mais uma aula para concretizar a realização do trabalho.
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